Taekwondo

 
 

 

 
 

Horário: Terças, Quintas e Sextas - 19:15 -20:00 horas (até aos 12 anos)

 
 

                Terças, Quintas e Sextas - 20:00 - 22:00 horas (acima dos 12 anos)

 
     
 

Responsável:  Nuno Soares - 3º DAN World Taekwond Federation            Contacto: 96 170 12 01

 
   

TaeKwonDo!  O que é?

TaeKwonDo é uma arte marcial, de origem coreana, com mais de 2000 anos de história!

O significado das 3 letras que compõem o nome TaeKwonDo é o seguinte:

. Tae - partir ou destruir com os pés;

. Kwon - partir ou destruir com as mãos;

. Do - o caminho ou via a seguir.

       

Logo, numa tradução "directa" poderia dizer-se que o TaeKwonDo é o caminho ou via da destruição! Nada de mais errado! O TaeKwonDo proporciona um convívio saudável entre quem o pratica e entre os praticantes e a comunidade em geral. Sendo uma arte marcial, é caracterizada pela disciplina e pelo rigor que impõe aos seus atletas, sendo que no dia a dia do praticante de TaeKwonDo estão sempre presentes os 5 princípios da Arte: Cortesia, Integridade, Perseverança, Auto Domínio e Espírito Indomável. 

O TaeKwonDo é composto por diversas vertentes, que podem ser treinadas de modo global, ou de modo específico : 

Kyorugui - o chamado "combate", e que é a vertente pela qual o TaeKwonDo é mas conhecido, sendo hoje em dia esta vertente modalidade olímpica. 

Poomsae - Poomsae´s ou formas são movimentos combinados que utilizam as técnicas do TaeKwonDo para simular combates contra vários adversários imaginários. Esta vertente torna-se mais espetacular quando se "sentem" as dificuldades que a mesma proporciona a quem a pratica, pois conjuga velocidade, resistência, equilíbrio, força e explosão. 

Kyopkas - são as chamadas quebras, que no fundo se tratam de testes à capacidade de concentração e à potência de execução de técnicas de TaeKwonDo.  

Hoshinsul - é a componente de Defesa Pessoal do TaeKwondo. Tratando-se de uma arte marcial, o praticante de TaeKwonDo tem que contar com treinos focados nesta componente, a qual visa prepara-lo para para a execução de bloqueios de ataques e contra ataque com técnicas de impacto ou de domínio do adversário.

 

O TaeKwonDo oferece ainda uma componente muito interessante de preparação da condição física em geral, pois os seus treinos são bastante dinâmicos, e com enfoque em diversas vertentes já referidas: resistência física, agilidade e flexibilidade, equilíbrio, força e explosão, por exemplo.

Esta Arte milenar torna-se pois muito interessante para todos os que pretendem apenas fazer desporto pelo bem estar que este provoca, mas também para aqueles que procuram uma modalidade desportiva com diversas vertentes de competição.

 
 

Copyright © 2012 Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional